boas vindas

Sejam bem vindos a esse pequeno espaço criado para grandes idéias. Agradeço as grandes artesãs , profissionais na pedagogia e líderes de ministérios infantis de outros blogs por dividirem tantas inspirações.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

músicas de roda

MÚSICAS DE RODA



A MARGARIDA

As meninas participantes formam uma roda em volta de outra, da qual pegam a barra da saia. De fora desta roda, outra menina vai volteando e cantando:

Onde está a Margarida,

Olê, olê, olá.

Onde está a Margarida

Olê, seus cavalheiros.

As da roda respondem: Ela está em seu castelo

Olê, olê, olá.

Ela está em seu castelo. Olê, seus cavalheiros.

A que está fora: Mas eu queria vê-la. Olê, olê, olá.

Mas eu queria vê-la. Olê, seus cavalheiros.

As da roda: Mas o muro é muito alto. Olê, olê, olá.

Mas o muro é muito alto. Olê, seus cavalheiros.

A de fora tira uma da roda e canta: Tirando uma pedra

Olê, olê, olá.

Tirando uma pedra. Olê, seus cavalheiros.

As da roda: Uma pedra não faz falta. Olê, olê, olá.

Uma pedra não faz falta. Olê, seus cavalheiros.

A menina de fora continua tirando uma por uma das da roda, só deixando a Margarida. À medida que vão saindo, as que continuam na roda cantam: Uma pedra não faz falta, duas pedras não fazem falta, três pedras, etc., até sair a última. Nesta ocasião, cantam todas:

Apareceu a Margarida. Olê, olê, olá.

Apareceu a Margarida. Olê, seus cavalheiros.



CASINHA DE BAMBUÊ
Casinha de bambuê
É cercada de bambuá.
A menina foi à feira
Pra comprar, o que é que há maracujá.
Quem mexê vai apanhar.
Tem cantiga de gambá, misturada com fubá.

Em roda ou espalhadas, todas as crianças recitam a música fazendo movimentos livres ou dançando. Um brincante começa a conduzir a brincadeira, dando à música, vários ritmos e andamentos para que todos acompanhem. Ao terminar a recitação todos fazem estátuas individuais.



PERIQUITO
Periquito, periquito
Parece com seu pai
Periquito, periquito
Parece com seu pai

Para cima, para baixo
Para frente e para trás
Para cima, para baixo
Para frente e para trás

Todos os participantes iniciam a brincadeira em roda. Um deles vai até o centro e dança movimentando-se dentro da roda, enquanto todos cantam a primeira estrofe. Ao final desta, e início da segunda, a pessoa do centro pára na frente de alguém da roda e com os dedos polegares das duas mãos os dois fazem o que o texto sugere. Ao terminar esta estrofe os dois brincantes saem de braços dados para o centro da roda, com todos cantando novamente a música. Quando voltar a segunda, cada um desses dois escolherá mais outros dois para fazer os gestos com os polegares, repetindo a música até que todos os brincantes fiquem no centro da roda.



TIC TIC CARAMBOLA
Tic tac
Carambola
Um de dentro
Um de fora
As crianças fazem uma roda, sentados ou em pé. Uma criança irá apontar, no ritmo da música, para os outros, enquanto todos a cantam. A música terminará em uma criança, que deverá sair da roda. A brincadeira terminará quando ficar somente um brincante, aquele que está apontando ou um outro da roda.



ANEL DE PEDRA VERDE

Eu perdi o meu anel
No buraco da parede
Quem achar me dá de volta
Meu anel de pedra verde

Ora de frente, pra frente
Ora de trás, pra trás
Ora de frente, pra frente
Ora de trás, pra trás

Todos em roda. A roda gira para direita ou para a esquerda enquanto os brincantes cantam a 1ª estrofe. Ao iniciar a 2ª estrofe a roda pára e todos seguem os comandos sugeridos pelo texto: no trecho em que se diz “ora de frente pra frente”, as crianças vão para o centro da roda e batem duas palmas, no ritmo, junto com o “para frente” e, quando cantam “ora de trás pra trás” repetem ação, só que batendo as palmas de costas para o centro da roda



EU FUI NO ITORORÓ

Tom: C

G7 C A7 Dm

Eu fui no Itororó beber água e não achei,

G7 G7/5+ C

Achei bela morena, que no Itororó deixei

A7 Dm

Aproveite minha gente, que uma noite não é nada.

G7 G7/5+ C

Se não dormir agora, dormirá de madrugada.

Em Ebm Dm* G7* C

Oh, Dona Ma... ria, oh, Maria....zinha

Am Dm G7 C

Entrará na roda e ficará sozinha

Em Ebm Dm* G7 C

- Sozinha eu não fico, nem hei de ficar.

Am Dm G7 C

Porque tenho Chico para ser meu par



ADOTECA

Ado - te – ca

Ado - te - ca
lepeti
letoma
le café com chocolá
Ado - te - ca
puxa o rabo do tatu quem saiu
foi tu

ARROZ, FEIJÃO

Arroz,feijão
batata e macarrão
quem se mexer
vai ser um bobalhão
é barra
é berra
é birra
é borra
é burra



A CANOA VIROU

Tom: A

A E A

A canoa virou

A7 D

Pois deixaram ela virar

Bm E

Foi por causa de Maria

E7 A

Que não soube remar



SE EU FOSSE UM PEIXINHO

E A

Se eu fosse um peixinho

A7 D

E soubesse nadar

Bm E

Eu tirava Maria

E7 A

Do fundo do mar

Bm

Siri pra cá,

Siri pra lá

E

Maria é bela

A

E quer casar.



ENTREI NA RODA
Ah! eu entrei na roda
Para ver como se dança
Eu entrei na contra-dança
Eu não sei dançar

Lá vai uma, lá vão duas
Lá vão três, pela terceira
Lá se vai o meu amor
De vapor de cachoeira

Ah! eu entrei na roda...

Todo mundo se admira
Da macaca fazer renda
Eu já vi uma perua
Ser caixeira de uma venda

Ah! eu entrei na roda...



CIRANDA, CIRANDINHA

Tom: D

D Em

Ciranda cirandinha

A7 D

Vamos todos cirandar

Bm Em

Vamos dar a meia volta,

A7 D

Volta e meia vamos dar.

Em

O anel que tu me destes

A7 D

Era vidro e se quebrou

Bm Em

O amor que tu me tinhas

A7 D

Era pouco e se acabou



CARANGUEJO

(As crianças dão as mãos em círculo e rodam cantando a estrofe:)

Caranguejo não é peixe,
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré.

(A roda para e as crianças batem palmas, batem os pés. Cada pessoa gira em torno de si mesma, seguindo a letra. Terminam caindo no chão.)

Ora palma, palma, palma
Ora pé, pé, pé
Ora roda, roda, roda
Caranguejo peixe é.

Um comentário:

  1. COMO E BOM VIAJAR NO TEMPO E RESGATAR ESSAS CANTIGAS QUE NOS FAZ LEMBRAR O TMPO DA INOCÊNSIA.

    ResponderExcluir